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8 Ideias de Eventos Virtuais [Para se Inspirar]

Descubra inspiração para incorporar experiência virtual à sua estratégia de eventos. Apresentando exemplos de marcas como Google, Wistia e Gainsight.

Eventos virtuais estão crescendo em popularidade, especialmente à medida que o mundo continua a lidar com o novo coronavírus.

Felizmente, a tecnologia moderna tornou possível às empresas sediarem eventos online incríveis que rivalizam com versões presenciais, levando a muitos benefícios tanto para planejadores de eventos quanto para participantes.

eventos virtuais

Neste artigo, vamos dar um mergulho profundo no que são os eventos virtuais e por que eles valem o seu tempo. Em seguida, compartilhamos 20 ideias únicas que você pode usar para sediar um evento virtual incrível hoje.

Para obter mais inspiração, confira estes exemplos de eventos virtuais.

O que é um Evento Virtual?

eventos virtuais

Um evento virtual, também conhecido como um evento online, é um encontro interativo que acontece na internet.

Ao contrário dos eventos presenciais, os virtuais não são restritos a um único local. Um participante remoto pode participar e participar de qualquer lugar do mundo, dado que ele ou ela tem acesso à web.

O que torna os eventos virtuais tão benéficos?

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Há muitas razões pelas quais os eventos virtuais são valiosos. Em primeiro lugar, os eventos virtuais permitem que os indivíduos ou empresas que os hospedam atinjam um público mais amplo. Se você organizasse seu evento em uma cidade específica, nem todas as pessoas em seu público seriam capazes de participar devido ao custo da viagem. Com um evento virtual, viajar não é um problema.

Em geral, eventos virtuais também são muito mais baratos de colocar.

Os planejadores de eventos não precisam reservar um local gigante ou contratar um monte de funcionários temporários. Essas economias de custos podem então ser repassadas para cada participante virtual na forma de preços de ingressos mais baixos.

Por último, os eventos virtuais são extremamente mensuráveis. As empresas podem facilmente aprender quais sessões foram as mais populares, quantas pessoas participaram, onde vivem esses participantes, como pagaram seus ingressos e muito mais.

Quase todas as ações dos participantes podem ser rastreadas e analisadas. Essas informações podem então ser usadas para melhorar a estratégia de eventos.

Agora, vamos dar uma olhada em 20 ideias de eventos virtuais diferentes!

1. Wista CouchCon

wistia couchcon

Wistia é uma plataforma de marketing de vídeo projetada especificamente para empresas. Alguns anos atrás, eles organizaram seu primeiro evento virtual, adequadamente chamado CouchCon. Os participantes aprenderam com 13 influenciadores diferentes sobre as formas como o vídeo pode ser usado para comercializar uma empresa.

Além das informações compartilhadas, no entanto, muitas pessoas participam de eventos para conhecer seus colegas e rede. Uma das poucas desvantagens potenciais dos eventos virtuais é a falta de comunidade. Mas Wistia é tudo sobre relacionamentos e eles queriam ter certeza de que CouchCon estava cheio de oportunidades de networking. Eles conseguiram isso criando canais Slack dedicados aos quais os participantes do evento poderiam participar, conhecer seus colegas e compartilhar recursos.

Para o seu evento virtual, obtenha criatividade e crie oportunidades para que seus participantes se encontrem e se conectem entre si.

2. Escola de Marketing de Eventos

event marketing school

Event Marketing School existe para ajudar as empresas a sediar eventos positivos de ROI. Eles trabalharam com grandes marcas como IBM, Delta e Salesforce para educar mais de 10.000 planejadores de eventos, tecnólogos e comerciantes.

Uma das razões pelas quais seus eventos são tão bem recebidos (basta ler os depoimentos em seu site!) é porque eles trabalham duro para fazê-los se sentirem bem.

Uma ótima maneira de fazer seu evento virtual se sentir mais pessoal e autêntico é ter um anfitrião de evento (ou anfitriões) facilitá-lo.

É o que a Escola de Marketing de Eventos faz. Um de seus encontros virtuais mais recentes contou com três profissões experientes para ajudar a orientar os participantes remotos durante o evento de seis dias. Se você está procurando maneiras de fazer seu encontro virtual se sentir mais pessoal, encontre um anfitrião.

3. Gainsight PulseCheck

pulse check

Um dos maiores benefícios que os eventos virtuais oferecem àqueles que os colocam é a oportunidade de redefinir facilmente o conteúdo. Cada sessão é gravada e transmitida para participantes virtuais. Após o fim do evento, essas sessões podem ser usadas como materiais de marketing, como ímãs de chumbo.

A Gainsight faz um ótimo trabalho com seu evento virtual chamado PulseCheck. Para ajudar a criar a lista de e-mails da empresa, eles oferecem as sessões gravadas gratuitamente para novos assinantes. Após a conclusão do seu evento virtual, use a gravação como garantia de marketing para continuar construindo seu negócio.

4. South by Southwest (SXSW)

SXSW

South by Southwest é um festival incrivelmente conhecido. A conferência celebra tecnologia, negócios, música, cinema, comédia e muito mais a cada ano em Austin, TX. Mas os organizadores do evento percebem que nem todos são capazes de participar pessoalmente. Então eles transmitem os discursos principais on-line para todos verem e desfrutarem.

Só porque você está organizando uma reunião presencial não significa que você não pode entrar na ação do evento virtual. Considere transmitir ao vivo o seu evento também e vender bilhetes com desconto. Isso permitirá que você alcance um público mais amplo e traga mais dinheiro.

5. Google I/O

Google IO

O Google não precisa de introdução. Eles são uma das maiores empresas do universo e seus campos de motores de busca mais de 90% das consultas de pesquisa na internet em todo o mundo. Eles também realizam vários eventos todos os anos. Um dos mais populares é I/O e é voltado para desenvolvedores.

Embora esta seja uma reunião presencial, eles também transmitem online, assim como o SXSW. Mas isso não é tudo. O Google I/O também ajuda a organizar o que são conhecidos como “eventos estendidos”. Estas são basicamente festas de streaming que ocorrem em todo o mundo. Pessoas que não podem fazer o evento ao vivo na Califórnia se reúnem com outras de suas próprias cidades e assistem à transmissão ao vivo juntas.

6. Eventos Especiais da Apple

eventos especiais da Apple

Os Eventos Especiais da Apple são lendários. Algumas vezes por ano, o gigante da tecnologia convida membros da imprensa, blogueiros e outros convidados especiais para testemunhar a revelação de seus produtos mais recentes pessoalmente. Mas eles também transmitem esses eventos na internet para que o público em geral possa aprender sobre o novo iPhone, iPad e MacBook também.

Por que não pegar uma página do livro da Apple e usar seu evento virtual para fazer um anúncio emocionante da empresa? Pode ser um produto totalmente novo, novo recurso de software ou qualquer outra coisa que seu público ache interessante. Uma grande revelação é apenas mais uma razão para os participantes de eventos participarem da sua festa virtual.

7. INBOUND

evento

Marketing de eventos pode ser difícil. Há tantas grandes conferências, seminários e exposições por aí. Como seu evento vai se destacar? Faça o que INBOUND, uma conferência de marketing da HubSpot, faz e crie conteúdo excelente durante todo o ano para promover o seu encontro. Isso mesmo, para obter os melhores resultados, você precisa comercializar seu evento virtual 365 dias por ano.

O INBOUND faz isso permitindo que seu público veja discursos e sessões populares de anos passados, E criando conteúdo completamente novo e original para seu público consumir regularmente.

8. Webinar World

O Webinar World é um evento híbrido (o que significa que hospeda participantes presenciais e virtuais) criado pela ON24. O encontro orgulha-se de educar “webinerds” sobre as melhores práticas de marketing, especialmente sobre como eles pertencem ao marketing de webinars.

Principais pontos: Organize seu próprio evento virtual

Os eventos virtuais continuarão a se tornar mais prevalentes em 2020, à medida que as organizações se reconciliam com o impacto do COVID-19 nos eventos.

Felizmente, as oito ideias listadas acima ajudarão você a organizar uma incrível reunião virtual que seus participantes vão adorar. Aqui estão as principais pontos:

  • Os melhores eventos virtuais espelham em pessoa de muitas maneiras. Faça o seu melhor para oferecer oportunidades de rede para os participantes, obter excelentes palestrantes, proteger um host de eventos e personalizar a experiência do participante.
  • Certifique-se de que cada uma de suas sessões está gravada. Em seguida, venda o acesso às gravações para aumentar os lucros ou usá-los para melhor comercializar sua empresa. Cabe a você.
  • Você não precisa planejar, comercializar e hospedar seu evento virtual sozinho. Procure uma empresa com a qual fazer parceria e dividir a carga de trabalho com ela. No mínimo, proteja patrocinadores de eventos para ajudar financeiramente e dar credibilidade à sua reunião.
  • Planeje seu evento virtual com a maior antecedência possível e conheça as ferramentas, a estratégia de marketing e o tipo de ticket que você precisará para tornar seu encontro online um sucesso.